domingo, 8 de julho de 2007

"Zeus - Mestre do Olimpo"


Olá, pessoal!

Conforme prometido no primeiro post desse blog, aí vai a apresentação de um dos meus jogos favoritos: "Zeus - Mestre do Olimpo".

Eu sou "Nerd de Carteirinha" quando o assunto é games para PC: Diablo I, Diablo II, Lord of Destruction, Ryudragon, WarCraft, Faraó, Empire Earth, The Sims e CivCity Rome, entre outros. Pelos jogos citados, já deu pra perceber que minha preferência é pelos de estratégia e RPG, certo? "Zeus" alia a estratégia a um dos meus assuntos preferidos: Mitologia Grega.

É um jogo no esquema "enorme terreno vazio com a missão de construir e administrar uma cidade inteira de acordo com as necessidades da população". Só que em Zeus essa tarefa surge em meio a inúmeros mitos e fatos históricos da Grécia Antiga: Perseu e Medusa, Os Doze Trabalhos de Hércules, As Viagens de Jasão, o desenvolvimento da cidade de Atenas e a Guerra do Peloponeso, entre outros. Por isso, no desenrolar do jogo, você acaba recebendo uma "visitinha" de figuras como Teseu, Aquiles, Kraken, Cérbero, as Bacantes, a Hidra de Lerna e outros monstros e heróis. Além desses personagens, deuses como Afrodite, Apolo, Hermes, Ares e Artemis aparecem para ajudá-lo ou para destruí-lo, dependendo do episódio.

Para que a sua cidade evolua e você conquiste os objetivos determinados, é necessário abrir estradas, criar vilas residenciais e feiras livres para a distribuição de mercadorias, produzir comida, lã e azeite, instalar fontes para o abastecimento de água, postos de manutenção e abrir teatros, escolas de filosofia e ginásios para os atletas.

Enfim, Zeus é também um jogo de estratégia política e de comércio, que exige muita malícia e astúcia para sobreviver com sucesso no cotidiano da Grécia Antiga. O jogador ergue suas cidades-estado, garantindo a sua evolução através do desenvolvimento de habilidades diplomáticas, construção de colônias, invasão e domínio de regiões vizinhas e acordos comerciais .

As animações, o som, os recursos de inteligência artificial, a movimentação dos personagens e a riqueza dos detalhes gráficos fazem a diferença. O manual de "Zeus - Mestre do Olimpo" é um show à parte, pois consegue misturar itens da Grécia mitológica com o jargão informático, além de apresentar ilustrações muito bem produzidas.

O jogo é "antigão" (produzido em 2001), se levarmos em conta a rapidez com que os jogos se sucedem, mas a Vivendi Universal relançou o jogo pela Coleção Best Seller. O meu jogo foi comprado no final de 2006 na Saraiva MegaStore. Fácil encontrar! E justamente por ser mais "antigão", os requisitos de sistema para o PC são "para nós, os mortais". :^)


Minha opinião: "EXCELENTE!"

Diversão garantida, que eu recomendo!

Abração a todos!

3 comentários:

James Figueiredo disse...

AHAHAHAH, já tá usando os ícones que eu desenhei! :^D
Muito legal, Peixe!

Beijão,
J.

Valdson Bernardes disse...

Peeeeeeixe!

Tô usando, sim! Agora preciso trocar pelos coloridinhos, que também ficaram show!

Beijão!

Anônimo disse...

Hum, bacana seu comentario e avaliação, jogo bastante esse jogo e acho-o demais, porém ha algumas coisas que ainda preciso descobrir como fazer, exemplo é a quarta foto, como fazer aquela ponte de concreto, até o momento só sei fazer aquelas de madeira que ficam flutuando na agua, existe como ou algo que possa fazer para mim aquela ponte no jogo, tipo um pedreiro (daqueles que constroem os santuarios), e aquelas casinhas diferentes que a antecedem, o que são elas como as faço?

Grato pela atenção.

Obs.: Possuo o jogo completo, comprei o mesmo em uma loja chamada "World Games" localizada no Shoping Mueller da minha cidade.