quinta-feira, 30 de agosto de 2007

The B-52's


Olá, pessoal!

Formado no estado da Geórgia - e "transplantado" para a cena nova-iorquina do final dos anos 70 - o grupo B-52´s foi pioneiro ao misturar elementos da cultura pop, por meio de uma estética inspirada nos anos 60, com um rock debochado e a surf music.

Esse gênero mais tarde seria batizado como "New Wave".

Logo, Fred Schneider, Cindy Wilson, Kate Pierson, Keith Strickland e Rick Wilson ganharam credibilidade e entraram para a história do rock. Um dos gêneros musicais mais criativos surgidos dentro da música pop foi a New Wave. Do final dos anos 70 até meados da década seguinte, bandas e solistas trouxeram mensagens alegres e visual espalhafatoso.

O principal grupo da facção mais descontraída da New Wave foi o B-52’s. A banda fez enorme sucesso em vários países, inclusive no Brasil. Estiveram na primeira edição do "Rock in Rio" (janeiro de 1985) consagrando o movimento New Wave no país. No mesmo ano o grupo foi abalado pela morte do guitarrista Rick Wilson, irmão de Cindy, uma das primeiras vítimas famosas da Aids.

Em 1989, a banda descobriu uma nova sonoridade, mais produzida e muito mais pop, em parceria com os megaprodutores Don Was e Nile Rogers. Depois de um período em que os integrantes da banda dedicaram-se a projetos-solo (musicais ou familiares), foi a vez de um novo retorno: em 1998 eles lançaram "Time Capsule: Songs for a Future Generation".

Enfim, o som dessa banda marcou um tempo e, em especial, o final da minha adolescência. Por isso, a banda ganhou um espaço aqui no blog, no primeiro post do gênero "Fundo do Baú".

O "indivíduo que agora vos escreve" vivia enfiado em calças coloridas, camisões ainda mais coloridos e tênis quadriculados... E, graças a Deus, não há registro fotográfico desses dias! :^)

Aí embaixo você encontra o vídeo de "Legal Tender", uma das minhas músicas preferidas e também uma das mais conhecidas do público brasileiro.

E EU ME AMARRO!!!!

Abração a todos!


4 comentários:

andrea disse...

oi val! que bom que gostou! com bolacha maria deve ficar óootemo tenho que provar ;-). sim vamos combinar nóas 4 da proxima vez que o james vier pra cá! bjs

Valdson Bernardes disse...

Oi, Andrea!

Eu também quero geléia com bolacha Maria!!!! Hehehe...

Bem vinda ao blog... e apareça sempre!

Beijão!

James Figueiredo disse...

Nossa, eu lembro que me amarrava em "Legal Tender" quando era moleque, mas ficava ULTRA intrigado pelos cabelos coloridos (que não me ocorria que eram perucas...rs)!

"Roam", "Debbie" e "My Own Private Idaho" são outras das minhas favoritas do B-52's!

Beijo enorme, Peixinho!
J.

Valdson Bernardes disse...

PEEEEEIXE!!!

Ai, como eu me senti "antigo" agora... "Quando era moleque"... Mas eu não sou velho, tá? Eu sou precoce! Huahuahauhauahuahua...

"Roam" é muito bacana. "Debbie" eu acho "marromeno" e "Private Idaho" é show! Você já escutou a versão mixada dessa música com "Party Out of Bounds"? É pra dançar muuuuuito!

Depois eu te mostro! Não a dança... a música! :^)

Eu gosto muito de "Lava" e "52 Girls" também! Ah, eu gosto de todas!

Beijão!