domingo, 21 de outubro de 2007

Alvo Dumbledore

Olá, pessoal!

Podem falar mal dela à vontade e chamá-la de "usurpadora" aos gritos. Podem até não gostar do que ela escreve (afinal, ninguém é obrigado a gostar das mesmas coisas). Mas eu sou admirador confesso de J. K. Rowling (autora da série "Harry Potter").

E admiro o trabalho dela por três motivos principais:

- o primeiro motivo é o fato dela ter conseguido criar um universo único e rico em detalhes e informações a partir de arquétipos básicos e universais. Os fãs de "Os Livros da Magia" e "O Senhor dos Anéis" que me perdoem, mas na minha opinião, ela foi MUITO além das referências citadas como plágio.

- o segundo motivo é "Harry Potter" ter incentivado crianças e adolescentes a ler... ler muito! Fazer com que um livro de setecentas, oitocentas páginas seja "devorado" por um garoto do Ensino Fundamental não é tarefa das mais fáceis, acredite! Palavra de professor! E foi muito legal ver a molecada lendo com prazer. Nem preciso escrever sobre a importância da leitura para o enriquecimento do vocabulário e para o desenvolvimento da escrita, né?

- o terceiro motivo vem da capacidade que J. K. Rowling tem de me surpreender. Seja na forma como escreve, seja na elaboração das tramas... ou simplesmente na forma como ela encara o ser humano e algumas situações do nosso dia-a-dia.

E ela me surpreendeu mais uma vez...

Já havia algum tempo que os fãs de Harry Potter questionavam a orientação sexual de Alvo Dumbledore, o diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Isso devido ao fato dele "nunca estar próximo de uma mulher e de ter um passado misterioso". Surgiram rumores na Internet, especulações e teorias (algumas, às vezes, as mais malucas possíveis). Rowling acabou com esses rumores na sexta-feira passada, dia 19/10/2007.

Ao ser questionada por um fã durante um evento no Carnegie Hall de Nova York, onde foi promover o sétimo e último livro da série, "Harry Potter e as Relíquias da Morte", a escritora revelou que Dumbledore já havia encontrado o seu "verdadeiro amor”.

“Dumbledore é gay”, afirmou. Segundo ela, Dumbledore era apaixonado por seu adversário, Gellert Grindelwald, a quem tinha derrotado numa antiga batalha entre bruxos do bem e do mal. "O amor pode nos cegar", acrescentou Rowling, segundo quem Dumbledore tinha sofrido uma "terrível decepção" e seu amor por Grindelwald tinha sido para ele uma "grande tragédia".

Após a surpresa inicial causada pela revelação, a platéia começou a aplaudir e a escritora comentou: "Se eu soubesse que a notícia os faria tão felizes, teria dito antes".

Rowling contou ao público que enquanto trabalhava no projeto do sexto filme da série, "Harry Potter e o Enigma do Príncipe", viu que o roteiro mencionava o interesse de Dumbledore por uma moça. A escritora decidiu então esclarecer as coisas e informou ao diretor do filme, David Yates, da condição gay do personagem.

Rowling disse que as revelações sobre o diretor da escola de Hogwarts devem piorar ainda mais a imagem de seu livro junto a grupos católicos, que já a acusam de promover a prática de bruxaria. Porém, a escritora disse que vê sua obra como "um argumento a favor da tolerância".

É isso aí! ;^)

Abração a todos!

2 comentários:

James Figueiredo disse...

PEEEEEIXE!!

Já discutimos sobre o assunto, você sabe a minha opinião. Mas concordo que é muito positivo, mesmo a essa altura do campeonato, que um personagem tão proeminente da série seja revelado gay.

Beijo enorme!
J.

P.S.:Que se diga que sem Livros da Magia ela NUNCA teria a...ahem..."inspiração" pra criar o universo do Harry Potter! ;^P

Valdson Bernardes disse...

PEEEEEEIXE!!!!

Aaaaaaaahhhhhh... achei que a gente ia "quebrar o pau em praça pública" por causa desse tema! Hehehehe...

Mas... que bom que você acha isso positivo, mesmo "a essa altura do campeonato", hehehehe... Mas já conversamos bastante sobre isso, né?

E quanto a "Livros da Magia", quando eu escrevo pedindo o perdão dos "fãs", um deles é VOCÊ! Portanto, seu comentário veio "cheio de maldade" e não vai valer, tá? :^)

Estava com saudade das suas visitinhas por aqui!

Beijão enorme!