segunda-feira, 24 de março de 2008

Educação...


É isso aí! Eu estou vivo! :-)

Depois de um longo período ausente (e depois de alguns merecidos puxões de orelha), estou de volta! Janelas abertas, poeira espanada e pronto para voltar a escrever. E já volto reclamando!

Sou professor e sei como anda a educação (com “e” minúsculo mesmo) nesse país. Falta de ações sérias dos governos (Federal, Estadual e Municipal), um número cada vez mais reduzido de professores preparados, aliado a um grupo cada vez maior de professores que não está “nem aí” com a formação de seus alunos (e aqui já peço desculpas àqueles que realmente fazem seu trabalho com moralidade e competência), formam alunos que saem da escola sem os princípios fundamentais da Educação Básica (algo do tipo “saber as operações básicas da Matemática, escrever, ler e entender o que está lendo e escrevendo”).

Recebi do meu irmão um e-mail com o texto abaixo. Seria cômico se não fosse trágico, mas é essa a realidade da educação (com “e” minúsculo, de novo) no Brasil.

A intenção do texto é divertir. E até cumpre esse papel! Mas transcrevo-o aqui também como um sinal de alerta, para pensarmos o que estamos fazendo com essas crianças...

Um abração a todos!



Na semana passada eu comprei um produto que custou R$ 1,58. Dei à balconista R$ 2,00 e peguei na minha bolsa oito centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.

Tentei explicar que ela tinha que me dar R$ 0,50 centavos de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la. Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.

Por que estou contando isso?

Porque me dei conta da evolução do ensino de Matemática desde 1950, que foi mais ou menos assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

(___) R$ 20,00

(___) R$ 40,00

(___) R$ 60,00

(___) R$ 80,00

(___) R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção desse carro de lenha é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?

(___) SIM_________(___) NÃO

6. Ensino de matemática em 2007:
Um cortador de lenha vende um carro de lenha por R$100,00. O custo é de R$ 20,00. Se você souber ler, coloque um X ao lado do R$20,00.

(___) R$ 20,00

(___) R$ 40,00

(___) R$ 60,00

(___) R$ 100,00

2 comentários:

James Figueiredo disse...

PEEEIXE!

Nossa, que mudança...Cara nova no blog, post novo...E a música da semana é "Como un Lobo"! :^D

SENSACIONAL!

Sobre o post, não consegui deixar de rir alto com o texto, mas concordo com você sobre a situação da educação no Brasil hoje. Aliado à conversa com a Verônica no fim de semana (que também passou pelo tema educação), essa impressão só fica mais acentuada.

Beijo enorme, meu amor!

J.

Valdson Bernardes disse...

PEEEEEEIXE!

Pois é! Devo confessar que me "inspirei" no seu blog pra fazer as alterações no meu (não vou falar que eu copiei, que é muito feio fazer isso! Hehehe).

A música é uma homenagem ao meu Peixe, tá? ;^)

Em relação ao post, fiquei um pouco receoso de cair no discurso "no meu tempo as coisas eram melhores"... Mas acho que o recado foi dado de forma imparcial (dentro dos limites que permitem ser imparcial num assunto dessa gravidade).

Adorei a visita!

Beijo enorme!