sexta-feira, 6 de julho de 2007

Ron Mueck

Olá, pessoal!

Eu gosto muuuuuito do trabalho desse artista. Por isso, resolvi postar imagens de seus trabalhos e algumas informações sobre ele.

Espero que vocês gostem também!













Australiano, nascido em Melbourne em 1958, Ron Mueck cresceu vendo os pais construírem brinquedos. Aprendeu e começou a fazer os seus. Da infância à adolescência desenvolveu habilidade manual e criativa, fazendo marionetes e transformando isso em profissão.

Acabou na televisão participando de programas infantis. Das marionetes passou a criar bonecos em tamanhos variados para publicidade. Além dos bonecos, sempre que havia necessidade de se ter uma réplica de um objeto em escala menor ou maior, Mueck era requisitado.

Das marionetes, bonecos e réplicas, passou aos efeitos especiais. Chegando aos Estados Unidos, colaborou durante seis meses com efeitos especiais no "Muppet Show" e em "Sesame Street", antes de seguir para Londres em 84.

Em Londres, o filme "Labyrinth" (1986) com David Bowie, também contou com a sua participação. Mas não foi com esse trabalho que Ron Mueck se tornou famoso. Isso só iria acontecer dez anos depois. Após "Labyrinth", Mueck criou em Londres uma pequena empresa especializada em objetos e efeitos especiais para atender às solicitações de agências publicitárias.

Nas horas vagas, sempre que podia amassava um pouco de argila e esculpia. Em 1996, sua sogra, a artista anglo-portuguesa Paula Rego, pediu-lhe que esculpisse para ela um Pinocchio. Serviria de modelo para uma pintura das que apresentaria na Hayward Gallery, na exposição denominada "Spellbound".

Foi Pinocchio quem abriu o caminho da fama e da fortuna para Mueck. Charles Saatchi, o super poderoso empresário, publicitário e colecionador, ao ver Pinocchio no ateliê de Paula Rego, encomendou quatro outras esculturas para a exposição "Sensation: Young British Artist from the Saatchi Collection" a ser apresentada na Royal Academy of Arts em Londres, em dezembro de 1997.

Mueck ignora deliberadamente as proporções criadas pela Escultura Clássica. As sete cabeças e meia, o padrão ideal, para ele não significam nada. "Reduzir" e "ampliar" são os verbos que conjuga ao esculpir. Suas esculturas hiper-realistas em fibra de vidro, silicone, resina acrílica e polyester, onde quer que sejam expostas chamam a atenção pelo realismo, pela verossimilhança e pelas dimensões.

2 comentários:

James Figueiredo disse...

PEEEEEEEEEEIXE! :^D

Ron Mueck chuta bundas, né? Muito legal! E eu não sabia que ele é australiano, tinha certeza que era de cima da linha do equador...rs

Beijo enorme,
J.

P.S.: Apesar do serviço de lembrete não ter lembrado, já cumprimentei o Chico hoje! ;^)

Valdson Bernardes disse...

Peixinho! :^)

O cara é mesmo show de bola!

Pois é! Ele é da parte de baixo do planeta! Além de mim, há outras coisas e pessoas maravilhosas ao "Sul do Equador"! Huahauhauha...

Em relação ao Chico, avisei tarde, mas avisei, tá? :^)

Beijão enorme!