sexta-feira, 27 de julho de 2007

Top 10 - Vilãs

Olá, pessoal!

A minha intenção é, periodicamente, postar um "Top 10" com temáticas variadas. Dentro de cada tema, apresentarei um ranking com os dez ícones que eu acho mais significativos.

Para "inaugurar" esse tipo de post, escolhi um dos meus temas preferidos: Vilãs.

Sempre preferi os vilões aos mocinhos. Afinal, o que seria de uma boa história se não fosse um bom vilão, certo? As mocinhas em tailleurs apertados, os mocinhos loiros e destemidos, a pacata cidade no interior ou a família estruturada e feliz seriam muito sem graça se, de repente, não surgisse aquele elemento que vem para "chutar o balde".

E se esse "elemento" for uma mulher, melhor ainda! Se já gosto dos vilões barbados (calma, os "moçoilos" também ganharão um Top 10 em breve), as vilãs adicionam um charme especial à maldade.

Foi complicado reduzir o vasto elenco de malvadas a apenas dez nomes... e sei que muitas ficaram de fora (sorry, Bette Davis), mas selecionei aquelas que eram mais interessantes para mim. Boas lembranças ou puro medo de criança, inovação, charme e estilo (ou total ausência deles) foram os critérios que eu utilizei para montar essa lista. Procurei também prestigiar as diferentes mídias (filmes, novelas, livros e desenhos animados), além de prestigiar vilãs "nacionais" e "importadas".

Confira a lista... e se a sua "malvada preferida" ficou de fora, comente!

Abração a todos!

10º lugar - Ursula, a Bruxa do Mar (do desenho animado "A Pequena Sereia", da Disney) - na voz de Pat Carroll, a bruxa gordona, de pele roxo-azulada e vestido tomara-que-caia três números abaixo de seu tamanho põe o devido tempero numa história que tinha tudo para ser "pra lá de sem sal". E quem insinuar que ela é meu alter-ego leva porrada! :^)

9º lugar - Maria de Fátima (da novela "Vale Tudo", exibida pela TV Globo em 1988) - na novela em que a pergunta era "Quem matou Odete Roitman", Maria de Fátima (interpretada pela maravilhosa Glória Pires) é a própria safadeza: alpinista social, larga a mãe na rua após vender a casa em que viviam. Com a grana, vai para o Rio de Janeiro, se envolve com um garotão de programa, simula estar grávida de um ricaço (para depois também simular o suposto aborto) e termina se casando com um príncipe italiano (que precisava de um casamento forjado para dissimular a sua homossexualidade). Mais "bagaceira", impossível!

8º lugar - Witchiepoo (do seriado "Puffnstuff", exibido na TV brasileira em meados dos anos 70) - em meio à psicodelia cênica e aos personagens multicoloridos, a bruxa de gestos exagerados e dona de meias listradas e uma vassoura a jato não assustava ninguém, mas divertia a molecada a cada tombo e encontrão. A cena em que ela bate um papo com Mamma Cass ao telefone é impagável! Primorosamente interpretada por Billie Hayes.

7º lugar - Malévola (do desenho animado "A Bela Adormecida", da Disney) - integrante do time "Vilãs com Classe", mas sem fazer o "estilo carão" da Rainha Má de "Branca de Neve e os Sete Anões", Malévola (na voz de Eleanor Audley) consegue ser cínica, calculista e malvada na dose certa. Sua pele macilenta, o manto com longos chifres negros e a sua transformação em dragão na cena final do desenho garantem os arrepios da garotada.

6º lugar - Bruna Má do Oeste (do filme "O Mágico de Oz", da Warner, 1939) - muuuuito feia, com dedos finos e longas unhas escuras, pele verde e com uma verruga imensa no queixo (também imenso)... Hoje, a bruxa interpretada por Margaret Hamilton pode parecer um tanto ingênua e inofensiva, mas até 30 ou 40 anos atrás, que aspecto dentro do imaginário infantil poderia ser mais assustador? Confesso que, quando criança (nos anos 70), ao ver a Bruxa Má do Oeste voando numa vassoura atrás da pequena (e desnorteada) Dorothy, senti medo de verdade!

5º lugar - Violante (da novela Xica da Silva, exibida pela TV Manchete em 1996) - talvez a mais infeliz de todas as vilãs desse ranking, Violante (interpretada por Drica Moraes, sempre excelente) apresentava-se ora como uma "Dama de Arraial" em pleno Brasil Colônia (o que já não era tarefa das mais fáceis), ora como uma cobra furiosa pronta a dar o bote certeiro. Mal-amada, amarga, depressiva e finalmente, louca varrida, Violante me fazia todos os dias correr à TV para conferir qual seria sua próxima investida contra a "Xica que manda".

4º lugar - Cruella De Vil (do filme "Os 101 Dálmatas", da Disney) - se considerarmos somente o desenho animado produzido anteriormente ao filme, com certeza Cruella De Vil não integraria essa lista. Sua presença aqui (e num considerável 4º lugar) se deve exclusivamente à Glenn Close. Brilhante, a atriz consegue dar vida à personagem de forma especial: uma mulher que quer esfolar cachorrinhos para fazer um casaco não é nada edificante, mas Glenn Close consegue transformar Cruella num personagem engraçado e ao mesmo tempo assustador. E o que são aquelas luvas com unhas, meu Deus! :^)

3º lugar - Mulher-Gato (do seriado de TV dos anos 60 e do filme "Batman Returns", da Warner) - aos fãs de quadrinhos, mil perdões. Eu sei que as duas versões de Mulher-Gato, tanto do seriado quanto do filme de Tim Burton estão longe de ser a interpretação perfeita de Selina Kyle, mas não podia deixar uma das minhas vilãs preferidas de fora. E pensem pelo lado positivo da coisa: eu poderia ter indicado a tosca Mulher-Gato de Halle Berry, mas não o fiz! :^) Assim como Glenn Close e Cruella De Vil, o mérito aqui vai em parte para as atrizes que interpretaram a "meio-inimiga"/"meio-paixão" do Cavaleiro das Trevas. Julie Newmar e Michelle Pfeiffer, sem sombra de dúvida, foram as que melhor rechearam aquela roupinha preta de vinil. O chicote, o miado rouco e o sentimento "Women's Lib" complementam a mais graciosa de todas as vilãs.

2º lugar - Peyton Flanders (do filme "A Mão que Balança o Berço", da Hollywood Pictures, 1992) - depois desse filme, não consegui assistir mais nada com Rebecca De Mornay que não me desse arrepios, por mais boazinha que ela fosse! Peyton Flanders é de fazer agarrar-se na poltrona. Talvez por olhar de forma invasiva para as crianças do filme, talvez por eliminar as pessoas como moscas, talvez por estar sempre lidando com facas, pás e outros objetos "dolorosos", talvez por observar com olhar doce a morte por asfixia da inimiga asmática... ou talvez por tudo isso, segundo lugar para a babá malucona!

1º lugar - Belatrix Lestrange (da série "Harry Potter", de J.K. Rowling) - ao ler "Harry Potter e a Ordem da Fênix", não consegui encontrar outra palavra para descrever a prima de Sirius Black: desprezível. Veja o currículo da dita cuja: Comensal da Morte; uma das mais devotadas servas de Você-Sabe-Quem; mata (será?) um dos personagens mais carismáticos da história (pelo menos para mim); tortura os pais de uma certa criança até a loucura (e isso vai ter uma looooonga repercussão no futuro) e ainda mexe os pauzinhos para que outras "cositas más" aconteçam no sexto livro da série. Com o 5º filme em cartaz e o sétimo livro nas livrarias, vamos ver se a bruxa se mantém na pole position desse ranking, afinal de contas, Dolores Umbridge vem aí! :^)

4 comentários:

James Figueiredo disse...

Peeeeeeeeeeeeeeeeeeeeixe!

A Violante me apavorava, mas por ver como a Drica Morais é boa - Putz, quem imaginava que ela conseguiria fazer uma vilã TÃO bem?? Ela praticamente escorria bile amarga pela tela da TV!

E protesto aqui contra o uso do título "101 Dálmatas" - Pra mim vai ser "A Guerra dos Dálmatas" pra sempre, por que é um título MUITO mais fera que essa versão "anos-2000-pra-não-assustar-as-criancinhas-com-a-palavra-guerra"...rs

E acho que a Belatrix tem muito pouco "tempo de cena" pra figurar nos dez primeiros lugares dessa lista...rs

Beijo enorme, do seu,
J.

Valdson Bernardes disse...

Peeeeeeixe!

Concordo com você: a Violante era pura bile amarga escorrendo pela tela, meeeeesmo! Mas em alguns momentos, tinha pena dela (ainda em tempo: não, nunca chorei por causa da Violante, hehehe).

Eu usei o nome oficial do filme: "Os 101 Dálmatas", pô! :^) Xiita (que eu amo muito)!

A Belatrix entrou na lista (e em primeiro lugar) justamente por isso: em tão pouco "tempo de cena", ela já consegue mexer com os meus nervos e com o meu estômago, hehehehe...

Acho que dessa lista, você não se lembra da Witchiepoo, né? Meus pés de galinha ciscaram todos agora! :^) Aqui em casa tem o filme que deu origem à série (num VHS bem podrinho, mas acho que você ia curtir). Vamos assistir?

Beijão enorme!

LuizPerezLentini disse...

Adorei a lista. Mas sei lá...acho que a Ursula merecia um lugarzinho melhor. O jeitão de "cafetina" dela é fantástico, além de que a sequência em que ela rouba a voz da Ariel é uma das melhores da Disney.
A cara da Witchiepoo não me é estranha...essa coisa da vassoura a jato também trás alguma lembrança...era nessa série que tinha uma flauta falante? Ou eu estou confundindo tudo?

Abraços

Valdson Bernardes disse...

Lentini!

Quanto à Ursula, pense o seguinte: no meio de um mooooonte de vilãs, ficar entre as "dez mais" tem o seu mérito, vai! :^)

Em relação à Witchiepoo, você acertou na mosca! A série tinha uma flautinha chamada Freddie, douradinha e cravejada de diamantes, bem viadinha mesmo, hehehehe!

Um abração!